terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Quando procurar um fisioterapeuta ?

Pensar em fisioterapia , para muitas pessoas é sinônimo de algum acidente ou contusão sofrida por alguém, mas a fisioterapia vai além disso, porque ela pode resolver problemas ortopédicos e até mesmo complicações respiratórias.

Dessa forma, cada vez mais é preciso que sejam encontrados matérias e textos falando sobre esse assunto para explicar a população que a fisioterapia não é apenas indicada para quadros acidentais, como quando um jogador de futebol sofre algum tipo de contusão, por exemplo, mas também pode ser uma grande aliada no tratamento de diversos tipos de demais complicações.


Confira abaixo uma lista dos mais variados tipos de causas que podem ser solucionados com as sessões de fisioterapia em uma clínica de fisioterapia:


  • Problemas ortopédicos
  • Tratamentos de pacientes internados em estado grave
  • Pessoas que tiveram os movimentos comprometidos por acidente vascular cerebral
  • Distúrbios de quadros respiratórios crônicos
  • Contusões
  • Má postura
  • Gestantes
  • Portadores de deficiência física e mental



O Que é Fisioterapia Clínica?

O enfoque de Fisioterapia Clínica visa desenvolver/administrar os conhecimentos diagnósticos, propedêuticos e terapêuticos de forma articulada, favorecendo o estabelecimento de uma prática profissional autônoma, com alta resolutividade, propiciando o melhor resultado no menor prazo possível, na atenção ao paciente/cliente.

Considerando o respeito merecido por cada paciente/cliente e que cada indivíduo apresenta peculiaridades e uma apresentação única de suas disfunções cinesiológicas funcionais, tal abordagem tipifica a apresentação da assistência fisioterapêutica à sociedade de forma mais refinada, utilizando recursos estado-de-arte.

fonte: Sociedade Brasileira de Fisioterapia


O que é RPG? Quando Devo Contratar um Especialista em RPG?

Criada pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, em 1980, a RPG (Reeducação Postural Global) é um método terapêutico de alta qualidade internacionalmente conhecida em virtude da eficácia e tamanha abrangência em meios científicos e acadêmicos. Mundialmente estudada e realizada, a prática visa o tratamento da postura corporal, dando ênfase para o equilíbrio e a harmonia do corpo.
Também vista como um tratamento para determinadas patologias ósseas e musculares, a RPG mistura técnicas de posturas estáticas com respiração adequada e é indicada para fins curativos ou preventivos. O objetivo primário é a correção de vícios posturais e dores crônicas consequenciais. A atividade conta com 3 princípios básicos:


  • INDIVIDUALIDADE: cada ser humano é único e reage aos exercícios de modos diferentes;
  • CAUSALIDADE: não apenas destinada para o tratamento dos sintomas, a RPG busca a causa verdadeira do problema e procura combatê-la;
  • GLOBALIDADE: o corpo é visto como um todo e o tratamento é destinado para a cura de patologias musculoesqueléticas, não esquecendo que um membro do corpo humano é sempre ligado aos demais.



Como é realizado o método?

A RPG consiste em uma série de exercícios práticos realizados para evitar e aliviar os diversos tipos de dores decorrentes de alguma patologia muscular ou óssea, como os desalinhamentos da coluna. Dessa forma, os movimentos realizados auxiliam no alongamento da musculatura e contribuem para dar mais estrutura ao corpo.
Geralmente, uma aula de RPG é indicada por médicos que, após um diagnóstico preciso, encaminham os pacientes para a correção da postura quando necessária. Na Clínica Ana Zandoná, todos os profissionais que realizam a técnica são qualificados e possuem certificados de especialização em coluna, aumentando ainda mais sua confiança no tratamento. Entre os benefícios da RPG, destacam-se alguns abaixo:


  • Correção da postura;
  • Tratamento de problemas crônicos da coluna;
  • Tonificação dos músculos, dando melhor estrutura ao corpo;
  • Auxilia no tratamento de asma e bronquite;
  • Ajuda no crescimento, recolocando os ossos no devido lugar;
  • Melhora o visual estético (o alinhamento da coluna ajuda a diminuir a “barriguinha” decorrente da postura errada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como comprar perfumes

No vasto mundo da perfumaria, os perfumes contratipos emergem como uma fascinante alternativa, desafiando as convenções e oferecendo uma ex...